Optical

No primeiro exercício (estático) tentei criar uma espécie de ilusão óptica, utilizando várias linhas rectas que dão a ilusão de ser curvas e gradações e transparências de cores que transmitem também uma profundidade ilusória dentro deste objeto bidimensional.

FINAL – ESTÁTICO

FIXO

 

CÓDIGO – ESTÁTICO

 void setup() {
size (300,400);
noLoop();
}

void draw() {
background(#000000);colorMode(RGB,200);

//linhas azul claro
stroke(#559CBC);
line(150, 00, 150, 400);
line(00, 200, 300, 200);

line(150, 100, 160, 200);
line(150, 110, 170, 200);
line(150, 120, 180, 200);
line(150, 130, 190, 200);
line(150, 140, 200, 200);
line(150, 150, 210, 200);
line(150, 160, 220, 200);
line(150, 170, 230, 200);
line(150, 180, 240, 200);
line(150, 190, 250, 200);

line(150, 100, 140, 200);
line(150, 110, 130, 200);
line(150, 120, 120, 200);
line(150, 130, 110, 200);
line(150, 140, 100, 200);
line(150, 150, 90, 200);
line(150, 160, 80, 200);
line(150, 170, 70, 200);
line(150, 180, 60, 200);
line(150, 190, 50, 200);
line(150, 200, 40, 200);

line(140, 200, 150, 300);
line(130, 200, 150, 290);
line(120, 200, 150, 280);
line(110, 200, 150, 270);
line(100, 200, 150, 260);
line(90, 200, 150, 250);
line(80, 200, 150, 240);
line(70, 200, 150, 230);
line(60, 200, 150, 220);
line(50, 200, 150, 210);

line(160, 200, 150, 300);
line(170, 200, 150, 290);
line(180, 200, 150, 280);
line(190, 200, 150, 270);
line(200, 200, 150, 260);
line(210, 200, 150, 250);
line(220, 200, 150, 240);
line(230, 200, 150, 230);
line(240, 200, 150, 220);
line(250, 200, 150, 210);
line(260, 200, 150, 200);

//linhas azul escuro
stroke(#08003A);
line(300, 200, 150, 0);
stroke(#0B0055);
line(290, 200, 150, 10);
stroke(#0B0055);
line(280, 200, 150, 20);
stroke(#0D0065);
line(270, 200, 150, 30);
stroke(#100077);
line(260, 200, 150, 40);
stroke(#13008A);
line(250, 200, 150, 50);
stroke(#160297);
line(240, 200, 150, 60);
stroke(#1802AB);
line(230, 200, 150, 70);
stroke(#1B02BD);
line(220, 200, 150, 80);
stroke(#1C00D3);
line(210, 200, 150, 90);

line(200, 200, 150, 100);
line(190, 200, 150, 110);
line(180, 200, 150, 120);
stroke(#2200FF);
line(170, 200, 150, 130);
line(160, 200, 150, 140);
line(150, 200, 150, 150);

//elipse
fill (#001EFF, 30);
noStroke ();
ellipse(50, 300, 300, 300); 

}

No segundo exercício (dinâmico) apoiei me não só nas ferramentas que nos propuseram em aula mas também em várias animações em processing que encontrei no site “http://www.openprocessing.org/” (os códigos originais encontram-se no link apresentado na primeira linha de código de cada uma das animações).

Procurei simular a reação da nossa pupila e mente que nos pode transportar a outras dimensões como se  entrássemos  num buraco negro.

FINAL – DINÂMICO

ani3

CÓDIGO – DINÂMICO

 

//http://www.openprocessing.org/sketch/45335


float[] ang,L,speed;
int num = 10;
 
 
float speedUP;
 
void setup(){

//alteração do tamanho de tela em "size"

    size(400,400,P2D);
    noiseSeed(19);
    ang = new float[num];
    L = new float[num];
    speed = new float[num];
     for(int i = 0 ; i < ang.length;i++){
        ang[i] = 0;
        L[i] = (200.0)/(i*4.0+1.0);
        speed[i] = 0.1-i/200.0;
    }
    noSmooth();
    background(0);
    stroke(255,10);   
    speedUP = HALF_PI * 1000.0;
}
  
void draw(){
      
    pushStyle();
        strokeWeight(10);
        stroke(0);
    fill(0,45);
    rect(0,0,width,height);
        popStyle();
     pushMatrix();
    translate(noise(frameCount/3.0)*5,noise(frameCount/3.21)*5);
     if(frameRate < 30)
    speedUP --;
    for(int q = 0;q< speedUP ;q++){
    pushMatrix();

//alteração das coordenadas que indicam o local do centro da animação em "translate"
   
    translate(width/3,height/3);
    for(int i = 0 ; i < ang.length;i++){
 
 
    translate(0,noise(i*1000.0+frameCount/33.0)*i/3.0);
 
    float l = L[i]+((noise(((frameCount+i*2000.0)/120.0 )-0.51)*(150.0+i/40.0)));
 
 
//alteração da cor em "lerpcolor"
  
    stroke(lerpColor(#845741,#FEFCA3,norm(i,ang.length,0)), (sin((i*1000.0+frameCount/4.1)/30.0)+1.0)*12.0 );
 
    ang[i]+=speed[i];  
    rotate(ang[i]);

//alteração do centro da forma em "line"
   
    line(80,100,l,0);
    translate(2,0);
 
  
    }
 
    popMatrix();
 }
     popMatrix();
 
}

Antes de chegar ao final esta foi uma das experiências que mais gostei mas não se identifica com o que eu procurava.

EXPERIÊNCIA

ani3

EXPERIÊNCIA – CÓDIGO

 

//http://www.openprocessing.org/sketch/45356


float[] ang,L,speed;
int num = 10;
 
 
float speedUP;
 
void setup(){
 
//alteração do tamanho de tela em "size"
    size(400,400,P2D);
    noiseSeed(19);
     ang = new float[num];
    L = new float[num];
    speed = new float[num];
     for(int i = 0 ; i < ang.length;i++){
        ang[i] = i;
        L[i] = (400.0)/(4.0+i/100.0);
        speed[i] = 0.1-i/(200.0);
     }
     noSmooth();
 
     background(0);
    stroke(255,100);
     
    speedUP = HALF_PI * 1000.3;
 
}
 
 
void draw(){
 
     
    pushStyle();
//alteração das linhas dando um efeito mais escuro em "strokeweight"
    strokeWeight(1500);
        stroke(0);
    fill(0,45);
        rect(0,50,width,height);
        popStyle();
 
    pushMatrix();
    translate(noise(frameCount/1.5)*5,noise(frameCount/1.21)*5);
 
 
    if(frameRate < 30)
    speedUP --;
 
    for(int q = 0;q< speedUP ;q++){
 
    pushMatrix();
    translate(width/2,height/2);
    for(int i = 0 ; i < ang.length;i++){
 
 
    translate((noise(i*14530.0+frameCount/333.17)-0.5)*500.0/(i+400.0),(noise(i*3459.9231+frameCount/330.0)-0.5)*500.0/(i+1.0));
 
    float l = L[i]+((noise(((frameCount+i*5000.0)/30.0 )-0.51)*(15.0+i/40.0)));
 
    stroke(lerpColor(#222B38,#FFF5CD,norm(i,ang.length,0)), (sin((i*3993.3+frameCount/30.131)*3.02)+1.0)*12.0 );
 
    ang[i]+=speed[i];  
    rotate(ang[i]);
//alteração em "line" criando um buraco negro no centro do circulo
    line(50,0,l,0);
    translate(l,20);
  
    }
 
    popMatrix();
 
}
     popMatrix();
  
}

 

 

Anúncios

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s