PROCESSING

1º Exercício – Composição Estática

Imagecódigo

// FORMA GEOMETRICA
// (fundo)
size (400, 400);
background (#FFFFFF);

// Prisma Quadrangular
// (frente)
stroke (155, 0, 0);
line (100, 95, 200, 200);
line (120, 90, 200, 200);
line (140, 86, 200, 200);
line (160, 82, 200, 200); 
line (180, 78, 200, 200); 
line (200, 72, 200, 200); line (100, 95, 210, 70);

// (face direita)
line (210, 70, 200, 200);
line (215, 78, 200, 200);
line (220, 86, 200, 200);
line (224, 94, 200, 200);
line (228, 98, 200, 200); line (210, 70, 228, 98);

// (linhas invisiveis - face esquerda)
stroke (0, 0, 0, 100);
line (110, 102, 200, 200);
line (120, 108, 200, 200);
line (130, 114, 200, 200);
line (140, 120, 200, 200); line (100, 95, 140, 120);

// (linhas invisiveis - fundo)
line (156, 116, 200, 200); 
line (174, 112, 200, 200); 
line (192, 108, 200, 200); 
line (210, 102, 200, 200); 
line (228, 98, 200, 200); line (228, 98, 140, 120);

// Prisma Conico
// (frente)
stroke (155, 0, 0);
line (200, 200, 294, 294);
line (200, 200, 270, 280);
line (200, 200, 230, 275);
line (200, 200, 200, 280); 
line (200, 200, 184, 288); 
line (200, 200, 171, 306); 

fill (0, 0, 0, 0);

ellipse (236, 310, 130, 70);

———–

2º exercício – Composição Dinâmica

 

Image Image Image

código

// ELIPSES COM CINTILAÇAO EM LOOP
// Tempo da animação
long anim_time = 10;
 
// tempo total de animação (em milissegundos)
long max_anim_time = 10000;
long last_update = 100;
 
void setup() {  
    size(300, 300); 
    background(255);
 
// tempo em milissegundos desde o inicio do sketch
    last_update = millis();
} 
 
void draw() {
    background(200);
// tempo actual
    long now = millis();
    
// tempo desde a ultima frame
    long delta = millis() - last_update;
    last_update = now;
    
// objecto que pulsa a cada 2 segundos
    anim_time = (anim_time + delta) % max_anim_time;


// ELIPSES
   noFill ();
   stroke (150, 100, 50);

// (cima)
ellipse (width/3, height/3., anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/2, height/3, anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/1.5, height/3, anim_time / 20, anim_time / 20);

// (centro - cima)
ellipse (width/2.5, height/2.5, anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/2, height/2.5, anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/1.65, height/2.5, anim_time / 20, anim_time / 20);   
      
// (centro)
ellipse (width/2, height/2, anim_time / 20, anim_time / 20);

// (centro - baixo)
ellipse (width/2.5, height/1.75, anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/2, height/1.75, anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/1.65, height/1.75, anim_time / 20, anim_time / 20);
   
// (baixo)
ellipse (width/3, height/1.5, anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/2, height/1.5, anim_time / 20, anim_time / 20);
ellipse (width/1.5, height/1.5, anim_time / 20, anim_time / 20);

      
//PARTICULAS EM FORMA DE LINHA - RISCO
float px[];
float py[];

// (densidade)
int num_particles = 100;
    px = new float[num_particles];
    py = new float[num_particles];

// (riscos)
    for (int i = 0; i < num_particles; i++) {
       px[i] = random (width);
       py[i] = random (height);
          stroke (80, 80, 10);
    }
 
// (posicionamento)
    for (int i = 0; i < num_particles; i = i+1) {
        
      px[i] = constrain (px[i] + random (-100, 200), 100, width);
        noFill ();
      py[i] = constrain (py[i] + random (-10, 10), 0, height);
 
        ellipse (px[10], py[i], 10, 10);
    }
}
float px[];
float py[];

int num_particles = 100;

Anúncios

2 comments

  1. Concordo com o comentário da i.Branco – conceito muito bem explorado!

    Ainda assim prefiro a composição estática. As formas que aparentam ser básicas demonstram muito bem variadas experimentações que exploram a relação dos elementos básicos da linguagem no espaço a partir de simples códigos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s